Propaganda FF XIV

Hoje estou aqui para vender meu peixe, a mais de seis meses estou neste joguinho chamado Final Fantasy XIV e embora eu tenha uma vontade constante de falar o quanto ele é bom postar imagens etc, tenho plena noção que ficar criando tópicos o tempo todo sobre o assunto iria encher o saco e provavelmente eu seria convidado a tomar no anus ou ir à progenitora de vida fácil que deu a luz. Outro motivo que me inibe de realizar a propaganda contínua é que eu conheço bem o perfil e comportamento das pessoas que habitam azeroth, basicamente WoW está impregnado nas pessoas e em suas vidas, a mera tentativa de alterar isso muito provavelmente se provará fútil e tola.

Dado o parágrafo acima… porque diabos ainda estou escrevendo? Aparentemente há pessoas insatisfeitas com a situação atual do WoW e também sempre existe a esperança dos tolos que alguns amiguxos possam me acompanhar e mais que isso, quero ter a consciência tranquila que ao menos mostrei a existência de outras possibilidades, quando as pessoas se abrem para novas possibilidades elas podem se surpreender com o que vão encontrar… ou se decepcionar com a merda que existe por ai e voltar a vida antiga hahahahha. Também tem o fato de uma nova expansão chegar em julho, portanto agora seria uma boa hora para começar.

Ao parar com o WoW passei algum tempo no meu vício antigo de console, mas cheguei a um problema… eu terminava os jogos em torno de dez dias e tinha que começar outro hahahahha, então cheguei a conclusão que precisava encontrar outro MMO, já que talvez seja o único estilo de jogo que possa consumir meu tempo livre sem me fazer pular de galho em galho e eu acabe jogando coisas ruins só por jogar.

Eu queria um jogo focado em PVE principalmente para end game (parece que eu queria outro WoW hahahaha), mas nada que me fizesse sentir obrigado a logar constantemente e fazer coisas que não queria só para manter meu char minimamente útil para raid (estou olhando para vocês expedições de ilha, Mythic+ baú semanal). Claro que eu queria um jogo free ou sem mensalidade, se sou muquirana com gold imagina com reais… Spoiler alert: Terminei num jogo pago e com mensalidade hahahahha.

Depois de muita pesquisa com vídeos e leitura de fóruns com discussões muito ponderadas e construtivas (nah, tinha ninguém se ofendendo nem chamando o outro de retardado, claro que não…) eu cheguei a um conjunto de nomes. Foi então que encontrei o canal de um cara que só fala sobre MMOs (https://www.youtube.com/user/deathweaverftw). Ele joga vários (parou com WoW não aguentou haha) e me deparei com o vídeo/live intitulado: "O MELHOR PVE QUE EXISTE - Final Fantasy XIV". Fui ver esse troço e fiquei maravilhado, além disso, pro cara que joga vários MMOs colocar um título desses tinha que ter alguma lógica (ele não me pareceu um fã boy). Então comparei alguns vídeos de lutas do joguinho com os outros e err… ao menos em termos audiovisuais era uma surra que deu vergonha dos outros jogos então… eu tive que ir conferir hahahaha. Mas chega de divagações e vamos discorrer sobre o joguinho!

Vou logo começar com as coisas que podem impedir alguém de jogar para poupar tempo de leitura e vida:

O que pode lhe impedir de jogar:

1) Se sua principal atividade é PVP, pare aqui!

A figura do World PVP não existe tampouco facções (é chocante, mas é muito bom você poder jogar com todos os jogadores sem segregação racial virtual) rivais ou coisas do tipo. O PVP é apenas instanciado e devido a baixa procura as filas são longas e a qualidade é bem questionável, para amantes do PVP este jogo não é uma boa opção.

2) Não tem versão em português.

Se você não entende nada de inglês nem está disposto a aprender (acredite… só acessar conteúdo em português na internet é praticamente viver na ignorância) este lindo idioma falado basicamente por todo mundo, sua vida no joguinho será quase inviável.

3) O jogo é feito para casuais.

Caso você seja hardcore e ser o melhor é tudo que importa… vai ter muito pouco para você neste jogo, não tem gente nem addons fazendo track de ranking de nada, o jogo é feito somando inúmeros pequenos sistemas que são muito mais focados em imersão e diversão do que competição, caso você queira um jogo para competir e mostrar o quanto é bom procure outra coisa… aqui pessoal foca mais em ter casa e roupas legais hahahahah.

4) Caso você não goste de ler diálogos ou fazer quest, como diria a loira da pinta "pare agora!".

Pode parecer estranho isto… mas um jogo de RPG normalmente tem muito dialogo e história. Este em particular é bem recheado disso, e só para se ter uma ideia… para chegar no end game de acordo com um site que pesquisei, você OBRIGATORIAMENTE tem que fazer 552 quests (isso sem contar nenhuma side quest), se prepare para uma looooooonga e gratificante jornada do level 1 ao máximo caso você curta quests e muito bate papo, caso contrário nem baixe o trial do jogo.

Com os principais impedimentos compreendidos, chegou a hora de falar das qualidades e em seguida dos problemas do jogo, tentarei ser o mais imparcial possível (até listei mais defeitos que qualidades).

Qualidades:

1) A porra da raid tem tamanho fixo em 8 man!!!!!!

Lembra daqueles tempos que sua raid era 10 man, as pessoas logavam, todo mundo se conhecia fazia progressão e não faltava quando era conveniente porque se faltar uma pessoa a raid não aconteceria? Pois é né… As raids do joguinho só tem duas dificuldades: Normal que é basicamente para ver a história e savage. Apenas o savage exige um grupo organizado e o grau de dificuldade pode-se dizer que fica entre heroic e mythic do WoW, as raids possuem poucos bosses e exigem MUITA coordenação (ver vídeo abaixo até uns 6:20 para ter uma noção de como são as mecânicas). São desafios que valem a pena ser superados em vez de serem reciclados em várias dificuldades até a pessoa perder o interesse pelo troço e praticamente não tem trash nas raids para não comer mais tempo da pessoa.


Mecânica que exige uma coordenação desgraçada e isso não é exceção… tem muito disso…

1.1) Pau no cu do RNG!

Diga adeus a simplesmente torcer pro item vir no personal loot e bem forjado. Primeiro que a figura de item forjado não existe, em segundo lugar sabe aquela coisa que existia antigamente que você farmava e comprava o item que queria? Aquela coisa chamada valor points? Existe o equivalente aqui e os itens são muito bons. É possível se equipar a um ilv bem próximo a gear de raid só com farm desses pontos e com outras atividades fora da raid (nada dado de graça baseado em RNG). O cidadão que deseja raidar único e exclusivamente por gear não faz muito sentido. Além disso ao matar um boss no savage você ganha um tomo, juntou quatro tomos você pode trocar por qualquer item que o boss dropa, ficar meses sem pegar o item daquele boss por causa de RNG não acontece mais.

1.2) Não tem summon!

Não existe essa coisa de summonar, montou o grupo dá join e já aparece dentro da instância diga adeus a ficar summonando os preguiçosos seja para dungeon ou raid. Você pode joinar instância em qualquer lugar e sem frescura de lockout instancia errada (sai todo mundo pra resetar a raid…) etc, até para farmar coisas em raids antiga é útil e sem lockout semanal ou de 10 vezes por hora.

2) Leveling. A boa e velha jornada do herói.

Como dito anteriormente, você é OBRIGADO a passar por uma chain quest imensa (chamada de main scenario quest) que vai prover XP suficiente para upar sua primeira classe, embora existam obviamente outras atividades para upar como incontáveis side quests e outros sistemas que se eu for falar aqui o texto será muito maior do que já é. O leveling possui um ótimo ritmo e você sente que está ficando mais forte, algumas habilidades você aprende só upando e outras são obtidas através de quests específicas da sua classe. A medida que se avança na MSQ (main scenario quest) o conteúdo do jogo será oferecido gradualmente, cortes de cabelo, "transmog"(chamado lá de glamour) dungeons e vários sistemas secundários são apresentados a medida que se avança no jogo. O mundo não escala com seu level ou ilv, você realmente sente que está evoluindo.

Eu demorei pouco mais de dois meses e meio para alcançar o level máximo, mas eu parei para fazer muita side quest mesmo assim eu acho bem improvável que tentando rushar (o que eu totalmente NÃO RECOMENDO) se consiga upar em menos de um mês (talvez se você só fizer isso da vida consiga), estima-se que é algo em torno de 110 horas para completar a MSQ e duvido que alguém só faça isso, tem muita coisa no meio do caminho para te desviar de apenar upar loucamente.

2.1) História, você é o protagonista.

Por que diabos te fazem passar por uma chain quest tão imensa? Simples… para contar uma história que faça sentido. Você foi numa dungeon ou numa raid e derrotou um grande mal? Todo mundo vai saber disso daquele ponto do jogo em diante, as quests a seguir vão mencionar seus feitos passados e construir uma narrativa consistente onde pouco a pouco você se torna um verdadeiro e reconhecido herói e não alguém genérico que só faz acompanhar os NPCs famosos tretando entre si e te mandando fazer o trabalho sujo para no patch ou expansão seguinte ninguém nem lembrar do que você fez. Aqui você importa, em praticamente todas as cutscenes e diálogos o seu personagem está presente, você encontra gente que ajudou numa quest a trinta leveis atrás e eles te agradecem e dizem como você mudou a vida deles.

Com isso se cria uma história muito coerente e digo aqui que embora no começo ela pareça simples se torna bem profunda e bem elaborada e ao menos para mim outro ponto positivo, tudo está dentro do jogo, não é preciso ler livros ou contos em lugares externos para que talvez os acontecimentos do jogo façam sentido.
Para ser sincero, se você comprar o jogo e só seguir a história até chegar no patch atual e depois parar, já terá valido a pena pela qualidade do leveling e do que é apresentado ao longo do processo.

2.2) História em todos os lugares.

Vai ter quest com história da sua classe, se você for upar profissão vai ter quest com história da profissão, se você for fazer quest para habilitar uma dungeon ou raid vai ter história e muito dialogo sobre a instância que você vai habilitar, o jogo é muito voltado para contar histórias, então se você gosta de ler diálogos vai gostar, se não… eu acho que já avisei antes que este não é um bom lugar para você…

2.3) Voa voaaaaaaaaaaa.

Embora nos mapas do jogo base não seja possível voar, nos mapas das expansões é possível e você não precisa esperar um ano e fazer uma conquista enorme para ter o direito de voar, ao fazer certas atividades de um mapa você adquire o direito de voar naquele mapa e pronto, na semana do lançamento de uma expansão dependendo do seu vício você já pode voar em todos os mapas novos e acabou o problema, chega de perder tempo andando no chão haha.

2.4) Customização do personagem.

Sabe aquela "alegria" de desbloquear uma raça aliada e ter uns nove cabelos de opções e pronto? Neste jogo você consegue customizar seu personagem de verdade (ainda acho que podia ter mais hahaha) melhor do que falar é mostrar:

As raças se diferenciam apenas visualmente, não tem skill racial nem combinações de raça/classe jogue do que quiser e pronto.

3) Sistema de classes.

Você pode ter todas as classes e "profissões" em um único personagem, para ser bem sincero criar mais de um personagem é praticamente inútil. Em qualquer lugar fora das instancias basta trocar de arma que automaticamente o personagem muda de classe. Existem três tipos de classes, combate (disciples of war/magic), craft (disciples of hand) e gather (disciples of land). Classes de combate são as tradicionais que se usa em batalha, atualmente são 15,5 (vamos colocar 15, a parte decimal é complicada…) classes e na próxima expansão deve subir para 18. As classes exercem apenas uma função, então se você quer ser paladino ou warrior você é tanque e pronto, se quiser ser bardo é apenas dps. As classes de craft como o nome sugere são para craftar itens existem oito e elas contam como classes reais, você ganha xp e as upa craftando coisas e completando quests específicas delas, tem gear específica bem como um conjunto grande de skills para se craftar coisas, não é errado dizer que craftar itens é quase tão complicado quanto jogar bem com sua classe de combate e exige tempo e dedicação. Por fim as classes de gather como o nome diz são para coletar materiais quase sempre para craft de algo, e sim elas também tem xp skills e gear, pegar erva, minérios ou pescar nunca exigiu tanto trabalho antes hahahahah.

3.1) Sua classe funciona.

Cada classe só tem uma spec, devido a isso os desenvolvedores tem muito cuidado em fazê-las funcionar bem e para a minha total surpresa, escutam os jogadores sobre como melhorá-las em vez de ignorar o feedback e dar desculpas sem sentido. Eu já joguei com umas seis classes diferentes e devo dizer que não vi nenhuma ruim, quanto mais se upa mais habilidades vão aparecendo e a classe vai ficando mais e mais profunda e boa de jogar, você tem que usar muitos botões e como o jogo não aceita addons… boa sorte vigiando dot, cooldown e o diabo a quatro… leva-se um bom tempo para acostumar-se e dominar a classe e eu digo sem medo de errar, são excelentes de jogar e bem diversificadas.

rotacaoCombate_zpselzu8dbd.png
Vermelho: Coisas no GCD, azul coisas no GCD, verde coisas pra AOE. Todos esses botões fazem parte da rotação.

Ou pra quem quiser tem o resumo de "zoação" da rotação:

4) "Profissões".

Como falei no item anterior, as profissões possuem uma profundidade e complexidade muito além do WoW, não tenho medo de errar ao afirmar que se compararmos esses sistemas dos dois jogos seria vexatório para a nevasca games, as profissões são imersivas e o jogo está de braços abertos para abraçar quem quiser explorar esse sistema. Tem muita quest de profissão, os materiais de uma influem na outra, a gear que você faz vejam só… é boa! No dia do lançamento de um tier novo de raid a nova gear craftada vai ser muito forte e para algumas classes terão slots bis devido a quantidade de "gemas" extras que a gear craftada tem em relação ao que dropa nas raids, e não há restrição, é rico? Compre o set craftado todo e seja feliz, mas já aviso que é caro pra caramba hahahaha e pra craftar esses sets high end dá um trabalho desgraçado…

Claro, você pode craftar transmogs, itens para housing… muitos… muitos itens para housing… alguns pets etc, embora seja totalmente opcional (não dá nenhum bonus de combate) é algo que vale a pena tentar e fora que… o comércio do jogo é muito vivo e não se resume apenas a consumíveis de batalha e em breve um novo sistema vai permitir comprar itens em outros servidores, com certeza isso vai aumentar ainda mais o comércio e as oportunidades de ganhar gold (gil no ff). E não se iluda… não vai ter uma mesinha mágica pra encher seu personagem de gil, ou você mergulha no comércio ou será pobre para sempre.

craft_zpsgtgmi5gn.png
Vou deixar o suspense de quantos botões se usa para craftar um item de alta qualidade no level máximo hahhahaha.

5) O jogo é mais leve e mais bonito.

Quem olha para os belos gráficos e efeitos pensa "nossa isso deve ser pesado pra caramba", mas até para minha surpresa ao começar a jogar não é! Sabe aquela lagada gostosa na hora do pull? Aqui ao menos não acontece nem em raid de aliança onde são 24 nego jogando tudo que é efeito brilhante pra cima do boss. Claro que ao chegar em certos lugares das cidades com muita gente dá uma lagada ou ao matar um raro no mundo e tiver cinquenta nego lá junto, mas nas atividades normais o jogo é bem estável e suave.

5.1) Puta que pariu que trilha sonora.

O joguinho entrou para o guiness como maior trilha sonora original de um jogo, boa parte dos bosses de raid possuem música própria. Embora quando se começa a jogar isso seja pouco perceptível a medida do tempo o troço começa a grudar na mente e logo será algo agradável, não espere uma música ultra épica ao chegar na primeira cidade ou nos primeiros mapas, nem lembre que falei isso até você estar de cara com o fato inegável.
Tem boss que a música muda de acordo com a fase dele, algumas músicas são cantadas a letra tem relação com a lore do boss e olha… são músicas excelentes hahaha.


Alguns exemplos de musiquinhas legais de bosses.

6) Housing.

Isso não existe no WoW, mas muita coisa no jogo acaba desaguando em housing. Centenas de itens de craft são exclusivos para housing, sim você pode crafttar papeis de parede, cadeiras, mesas, sofás etc. Reputações dão itens de housing, os bosses dropam reagentes de profissão para err… mobília mais rara, vários outros sistemas do jogo acabam ajudando também. Esse troço gera um comércio enorme e dá algumas vantagens. Além disso sabe aquele sistema que sempre se fala e nunca fazem chamado guild hall? Pois é né… é possível comprar uma casa para a guilda e tem certos benefícios, o sistema é bem profundo e tem muita coisa para se explorar e é totalmente opcional, embora existam benefícios não são algo que faça você se forçar a fazer, aliás isso é uma das belezas do jogo, existem muitos mini jogos e coisas opcionais a se fazer, mas nada lhe concede um benefício tão absurdo que você seja forçado a fazer, faça o que quer e quando quiser.


Vídeo com um trechinho de housing, e se quiser ver o vídeo todo depois ele vai falar sobre as coisas que falo aqui, mas é bom ter outra pessoa falando que atualmente tem um jogo bom pra se jogar.

7) As pessoas são mais educadas.

Nem é uma feature do jogo em si, mas é impressionante você entrar na dg e as pessoas falarem "hello", "hi", "morning", me surpreendeu a princípio. Para ser sincero eu conto nos dedos de uma mão o número de vezes que alguém foi idiota ao estilo WoW. Nos três primeiros meses de jogo você tem um ícone de semente no seu char, este ícone indica que você é novato e as pessoas tendem a ajudar mais os novatos porque obviamente eles não conhecem bem o jogo. Além disso completar instâncias com quem nunca fez dá um bonus de gold e outras coisinhas então… o jogo te incentiva a ser legal. Inúmeras vezes já vi gente dizer "hi, it´s my first time here" e os outros param na frente do boss e explicam as mecânicas importantes. A proibição de addons também ajuda um pouco, ninguém sabe o desempenho numérico e portanto não podem encher o saco alheio sobre isso. Enfim… a "comunidade" (odeio esse termo) é bem receptiva.

7.1) Você não depende tanto das pessoas.

Para ser sincero você só depende de um grupo organizado para fazer raid savage e as recompensas nem são tão boas assim. É possível se equipar bem só farmando coisas solo, mas claro que existe o mundo dos pugs, embora acho que se muito fiz umas quatro horas disso. Existem os grupos de learling que estão lá para wipar e aprender, esses dificilmente matam boss e são 100% tolerantes com wipes e erros, em contraponto aos grupos de learning tem os de clear e estes tão lá pra matar o boss e pronto depois de uns três wipes eles agradecem a presença e retiram quem tá conando. De todo jeito dá pra viver muito bem sem depender de terceiros para quase nada, se houver um inimigo ou instância solável de tanque basta ter uma classe de tanque e não outro char…

8) O jogo cresce a cada expansão e não retira o conteúdo antigo.

Quer farmar aquela arma hiper boladona da expansão passada? Pois a quest está lá e não removeram do jogo por "razões", e se o item tem algum efeito legal ao fazer o transmog o efeito legal vai junto (podiam ter feito isso na capa lendária né…). Nada é retirado do jogo, só adicionam coisas e até onde sei não existem proezas memoráveis. Existe um sistema de sincronização, ao joinar de forma aleatória algum conteúdo de level mais baixo, seu char terá atributos reduzidos e só terá acesso as habilidades que ele tinha naquele nível. E as recompensas para fazer instância aleatória são bem decentes então… a cada patch a cada nova dungeon raid… é conteúdo que você eventualmente vai dar de cara e sempre vai acumulando, não é apenas as 10 dungeons da expansão que importam e você só vai fazê-las por dois anos.

O mundo antigo não é totalmente esquecido, embora obviamente as zonas da expansão atual sejam as mais relevantes, o jogo não se faz de rogado em te mandar para os mapas mais antigos através de quests. Os itens de craft as vezes precisam de materiais de nível baixo junto com os da expansão atual, existe vida fora do conteúdo atual.

54155048_2020515884916210_5878514556849881088_n_zpspluao26i.png
Efeito bonitinho na arma que dá um trabalho desgraçado de pegar mas… essa desgraça posso usar de transmog para sempre hahahahaha.

Problemas.

Nem tudo são flores, me disseram que não gosto mais do WoW porque estou red pilado (basicamente… sei a verdade total sobre o assunto) e não enxergo os problemas do meu novo joguinho. Como falei logo no começo eu pesquisei muito e depois de jogar por um bom tempo é muito claro para mim os problemas que ele possui:

1) Ping.

Para ser sincero este é de longe o maior problema, passei um bom tempo jogando com 300ms e sofrendo dano de ataques que desviei, mas em fevereiro de 2019 algumas operadores incluindo a vivo arrumaram uma rota que preste e o ping caiu para perto de 200 minimizando muito o problema, além disso eu não fiquei parado reclamando de ping alto e descobri maneiras de combater o problema e ao menos para raidar posso dizer que encontrei a "bala de latão" e por intervalos de tempo curtos e diários consigo baixar mais o ping. Eu acho que encontrei uma solução definitiva (seria a "bala de prata" não posso falar aqui, mande PM quem tiver interesse haha) porque pagar mensalidade e redutor de ping é fora da minha realidade de muquirana, brasileiro sofre hahahhaha. Claro quem tem algum dinheiro sobrando pode pagar um redutor e nem lembra deste problema.

2) Combate mais lento.

É inegável que o combate do WoW é mais rápido e fluido. Muita gente quando começa reclama que o combate é muito lento tem poucas habilidades mimimi e o jogo é chato. O GCD é de 2,5 segundos o que a principio parece absurdo, mas a medida que se vai upando muitas habilidades ficam fora do GCD e num level alto é preciso intercalar muitas habilidades tornando as rotações maiores e complexas além de deixar de lado a sensação de lentidão… só demora para isso acontecer hahhahaha nunca vi um RPG ser super empolgante no começo este não é exceção pode ter certeza que as primeiras horas serão bem básicas.

3) Interface menos intuitiva.

A interface do WoW é bem mais simples e intuitiva, a primeira vez que fui usar o market board (Auction House) tomei um susto e literalmente não sabia o que fazer. O manuseio de inventário é mais demorado, o jeito que você usa os chats e muda entre os diferentes canais é mais primitivo.

4) Não é mundo aberto.

Você não vai sair voando por ai e atravessa o continente inteiro passando por cidades se assim quiser… existem locais específicos para trocar de um mapa para o outro e ao fazer a transição vem uma tela de loading. Além disso principalmente no jogo base tem muita parede invisível que atrapalha a imersão e a exploração.

5) Não tem addon.

O jogo simplesmente não permite addons, sabe aquela coisa linda chamada DBM que te diz tudo que acontece nas lutas ou aquele outro addon lindo que rastreia seus cooldowns, buffs, debuffs, dots etc? Esquece… é tudo na base do feijão mesmo… embora eu coloque aqui como um problema depois de um tempo para mim passou a ser até bom! Sei lá… me sinto desintoxicado e puro novamente hahahahah, claro que tem muita coisa que era conveniente via addons que se foram mas… vida segue.
Existem alguns poucos addons externos, mas são bem limitados e se descobrirem que você usa… vai vir punição, uso de addons é contra os termos de uso do jogo.

6) Jogo estático.

O ciclo de patchs é bem previsível, embora eles venham num ritmo muito bom (a cada 2-3 meses vem patch novo) todo mundo com algum tempo de jogo sabe o que virá, a empresa arrisca pouco e tenta sempre focar no que dá certo e no que seus fãs gostam. Já vi muita gente reclamando que o jogo acaba sempre sendo a mesma coisa com pouca inovação. Existem argumentações que isso é bom mas… sei lá eu sou novo ainda não senti o efeito disso. Só que como esse é um assunto recorrente na internet resolvi colocar este problema melhor falar do que omitir.

7) Quase nenhuma customização do personagem para combate.

Não existem talentos ou árvores ou qualquer tipo de build, o personagem é aquilo e pronto. Algumas classes tem mais de uma rotação viável porém no geral não tem variações, de acordo com os desenvolvedores sempre vai existir um meta e todo mundo vai segui-lo, então acharam melhor focar em fazer boas classes e em balancear para que todas sejam viáveis, e sem várias combinações de talentos e builds deve ser bem mais simples fazer isso. Também não tem trinkets, bonus de tier (cof cof) ou equipamentos que causem algum efeito extra no personagem ou rotação, os itens só tem stats e slots para se colocar materia (gemas) e é isso, a customização é bem limitada.

8) Depende de horário.

A player base não é tão grande quanto a do WoW, geralmente as filas durante o horário comercial demoram bastante, lá pro inicio da noite e durante a madrugada que mais pessoas estão logadas e facilitam atividades em grupo, então se você tem vontade de passar o dia todo fazendo PUG sinto dizer… só rola a noite hahahaha. Durante o fim de semana tem gente no horário da tarde só que pela manhã não rola independente do dia, se for jogar fora dos horários de pico do datacenter procure atividades individuais.

9) Pouca voz e sem cinematic.

Tem bem pouco voice acting no jogo, só na expansão recente que investiram um pouco mais, mesmo assim é MUITO menos que no WoW. Cinematic só uma por expansão, toda a história do jogo é contada com cutscenes do próprio gráfico do jogo.

10) Falta de conteúdo desafiador para 4 man e solo.

Não existe mythic+ nem modo desafio, as dungeons são simples e tem pouca coisa que desafiem as pessoas gostam de grupos menores. Também não existe quase nada estilo guilda dos brigões ou torre dos magos.
(Os negritos são devido a existência de exatamente duas deep dungeons e masked carnival que é conteúdo solo, mas é tão pouca coisa que não se valida como um conteúdo de grande relevância se comparado ao WoW).

11) Tem loja de cosméticos.

Tem gente que detesta isso, pra mim tanto faz e os itens obteníveis dentro do jogo não devem em nada aos da loja de todo jeito dizem que isso é ruim então tenho que mencionar.

Conclusão.

Eu desejava um jogo focado em PVE e que não me fizesse sofrer com coisas que eu não queria fazer só pelo simples fato de serem necessárias, queria um jogo em que eu não me sentisse obrigado a logar e que eu tinha que fazer algo em detrimento de querer fazer algo, queria um jogo que eu não perderia de cara contato com metade da playerbase e que eu pudesse andar por ai sem ser morto por outros. Aaaaa mas agora tem warmode e antes você escolhia o servidor… é né me diga um servidor BR PVE que tenha muita gente… pois é né me fodi por longos anos pedindo uma solução e a empresa cagou pra mim e para piorar inventam uma merda de dificuldade 20 man que me faz ficar de fora desse conteúdo por inúmeras razões práticas. Eu queria um jogo que eu pudesse explorar todo conteúdo PVE end game com o bom e velho pequeno grupo de tamanho fixo e que não me sentisse numa relação abusiva com a empresa e eu logasse só por logar eu queria a paz e alegria de jogar sem tantos problemas criados em boa parte pela própria empresa que recebia mensalmente meu meu dinheiro, por fim encontrei o que procurava e de bonus o jogo tem o "feeling" da série de rpgs que mais joguei quando não era velho hahahaha.

Ao menos a meu ver o joguinho naquilo que se propõe a fazer, faz com uma qualidade absurda, as classes são maravilhosas de jogar, os casters tem animação única de cast dependendo da classe, se você é samurai em combate seu personagem tem movimentação estilo samurai bem como ninja etc, tem muitos detalhes que as vezes são imperceptíveis e ajudam a tornar a experiência mais agradável. Os sistemas de craft e gather são sensacionais, em temos audiovisuais é um pura alegria, a história é muito bem escrita e amarrada, seu personagem está no centro de tudo e quase sempre presente nas cutscenes.

Além disso tudo, existem inúmeros sistemas secundários, tem cassino com vários minigames, tem esquadrões de NPCs pra upar e fazer dungeons com você, gardening, chocobos, modo roleplay, jogo de cartas enfim… tem muita coisa e tudo bem trabalhado. A meu ver em termos de qualidade no geral é um tapa na cara do WoW e me atrevo a dizer que ao menos mais uns dois MMOs conseguem superar WoW em termos de qualidade, considerando-se puramente critérios técnicos sobre o que faz um jogo bom, no mundo dos MMOs WoW não é mais o líder.

Claro que nenhum desses outros jogos é tão completo quanto WoW, eles tentam focar em algum aspecto para atrair um nicho de jogadores e conseguem ter excelência no que se propuseram a fazer. Nenhum deles é um jogo imenso e com conteúdo suficiente para te prender por anos sem fazer tudo, nenhum deles tem 14 anos de tradição nas costas e uma fanbase e população tão grande quanto WoW, com personagens que mexem com as emoções das pessoas e são universalmente conhecidos e principalmente… seus amigos de longa data muito provavelmente estão no WoW e laços de amizade são de maior valia que qualquer jogo. É bem estranho justamente eu que abandonei todos e não olhei para trás falar isso hahahahahha, mas acredite quando falo que o principal é com quem você joga e não o quê, obviamente o ideal é ter o melhor jogo e as melhores pessoas, todavia nem sempre é possível. E eu pago pelos meus erros todos os dias hahahahahha.

Nossa… se você chegou aqui deve fazer parte do 1% que pensei que iriam ler isto até o fim… se eu ainda jogasse WoW te mandaria uns 20k, mas nem tenho o jogo instalado nem gold na conta, então meu muito obrigado por ler até o fim.

PS: Vai lá no datacenter primal, server behemoth e manda um tell para Morigam Aensland que ela te dá 300k de gil hahahhahaha.

Para quem tiver interesse, o trial vai até o level 35 e se for comprar o jogo faça pela steam bem como pagar assinatura (use auto renew para pagar menos o valor fica R$ 28,99), se você comprar pelo site do jogo vai pagar em dólar e se ferrar… Tem recruit a friend também quem tiver interesse… e independente do jogo de steam… use o app de celular picpay e tenha descontos, no fim das contas se você usar bem vai pagar menos na mensalidade :)
Estou no datacenter primal server behemoth que é onde a imensa maioria dos brasileiros estão, evite de outra vez jogar num server vazio…